Documento sem título
 
 
 
contato@primaflora.com.br
         
   
       
 
Home
 
 
 
Primaflora
 
 
 
Produtos
 
 
 
Orçamento Online
 
 
 
Canais
 
 
 
Área do Prescritor
 
 
 
Atendimento
 
   
Documento sem título
 
Serviços
Convênios
Farmácia Popular
Canal da Saúde
 
 
Not�cia - 8 dicas para você cuidar melhor da sua saúde 06/08/2021
8 dicas para você cuidar melhor da sua saúde

Dia 05 de Agosto é celebrado o Dia Nacional da Saúde no Brasil. Essa data foi escolhida como forma de homenagear o médico e sanitarista Oswaldo Cruz, que nasceu nesse dia e é um dos principais nomes na história da medicina brasileira. O principal objetivo da data é conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde e com a sanitização.

Ter uma educação sobre a própria saúde e bons hábitos de higiene gera proteção sanitária não só numa dimensão pessoal, mas numa escala coletiva também. O que podemos fazer é a nossa parte, criando uma rotina em que a saúde seja tratada da forma devida, ou seja, com responsabilidade.

Cuidados com a saúde que você pode tomar

1. Fazer check-up

Check-up é uma série de exames que são feitos para ver como está a saúde de uma pessoa. Alguns dos mais tradicionais incluem: exame de sangue, urina, eletrocardiograma, glicemia, colesterol etc. Ele serve para ver se está tudo em dia ou se algo se encontra irregular, prevenindo problemas que podem surgir.

É recomendado que se faça pelo menos um check-up por ano, mas em alguns casos, esse tempo pode ser menor. Pacientes com questões de saúde anteriores ou algum tipo de predisposição a algumas doenças, podem fazer um check-up semestral, por exemplo. Tudo depende do que o médico que faz o acompanhamento pedir.

2. Ter relações sexuais seguras

A saúde sexual é um tópico à parte nas discussões de cuidados preventivos, mas é sempre válido pontuar a sua importância.

Manter relações sexuais de forma segura, ajuda na sua saúde e na dos parceiros. Esses cuidados incluem o uso de preservativos, exames com um urologista ou ginecologista, uso de medicamentos específicos (como a PreP - Profilaxia pré-exposição, que reduz as chances de infecção pelo HIV) e outros.

3. Ter as vacinas em dia

As vacinas são importantes ferramentas na erradicação de doenças. Elas podem ser tomadas desde que saímos da maternidade até a terceira idade. Então, é importante conhecer as vacinas relativas a cada idade e como conseguir tomá-las. A maior parte delas está disponível no Sistema Único de Saúde, o SUS.

Com as vacinas em dia, o controle de doenças funciona em nível coletivo também, já que ela pode limitar a infecção de terceiros, como no caso de vacinas contra doenças sexualmente transmissíveis ou no surgimento de novos vírus.

4. Cuidar da saúde mental

É de extrema importância termos atenção ao que acontece com a nossa saúde mental também. Ter uma rotina muito estressante, uma vida sem realizações pessoais, problemas com a família e nos relacionamentos podem desencadear questões emocionais que precisam da nossa atenção, como a ansiedade e a depressão.

Além da importância de um processo em psicoterapia, que é benéfica para todas as pessoas, podemos criar hábitos como forma de descomprimir nosso mental e emocional, como ter hobbies e praticar atividades físicas.

5. Fazer atividade física

A prática de exercícios físicos regulares é uma sugestão dada pelos médicos, no que diz respeito aos cuidados com a saúde.

Movimentar o corpo faz com que nosso físico e emocional se fortifiquem, já que os benefícios são inúmeros. Entre eles: controla a pressão arterial e o colesterol, reduz as probabilidades de ter diabetes e ajuda a controlá-lo, melhora a qualidade do sono e a circulação sanguínea etc.

Existem diversos exercícios físicos que qualquer pessoa pode fazer e não é preciso ser um atleta de alto rendimento para isso. Alguns exemplos incluem: esportes diversos, danças, musculação, caminhada ou corrida, por exemplo.

6. Usar protetor solar

O uso de proteção solar na nossa pele parece algo simples, mas também é um hábito muito subestimado pelas pessoas.

Deixar a pele exposta ao Sol sem o uso de protetores pode acarretar o surgimento de doenças de pele, inclusive o câncer. Isso acontece pela forte potência dos raios solares incidindo diretamente no nosso corpo. O protetor cria uma camada que funciona como um escudo, impedindo a penetração dos raios nas camadas mais profundas da nossa pele.

Isso também pode trazer questões estéticas indesejadas por muitos, como explica Dr. Ivan Rollemberg, especialista em dermatologia estética: “A radiação UVA e UVB é responsável pela flacidez, rugas superficiais e manchas. Por isso recomenda-se o uso de filtro solar diário.

7. Suplementação

O nosso organismo pode fazer um excelente uso de componentes que ele não fabrica sozinho. Tomar suplementação de vitaminas, fibras, minerais e outros nos ajuda a manter nossa saúde.

Alguns dos suplementos muito utilizados e que trazem diversos ganhos são a vitamina D, o ômega 3 e o magnésio. Especialistas em interações medicamentosas chamam esse grupo de trio que transforma, pois esses três componentes aumentam a imunidade, previnem doenças, ajudam na energia e disposição. Além de diminuírem as chances de mais de 16 tipos de câncer.

É importante, porém, não tomar suplementos sem prévia consulta. Então, procure um médico para ter certeza de que você pode tomar qualquer coisa fora da sua dieta regular.

8. Cuide dos momentos de descanso

Estamos em uma época na qual a sociedade vive de uma forma muito agitada, com muitas horas de trabalho, trânsito, obrigações domésticas etc. Com uma rotina muito atribulada, acabamos não dando conta de descansar da maneira devida. Mas isso é um erro.

Na lista dos cuidados com a saúde que devemos manter sempre, é importante incluir ter o sono regulado e ter atividades de lazer fora da rotina. Corpo e mente descansados fazem com que tenhamos um melhor rendimento e uma melhor qualidade de vida.

Fonte: Seleções
 
 
Índice de notícias
 
   
Documento sem título
 
 
 
Rua Santos Dumont, 620 Centro Executivo Caviúna Centro - Rolândia / PR
 
 
 
 
(43) 3255-1818
 
 
 
 
contato@primaflora.com.br
 
 
                   
 
 
Primaflora Produtos Atendimento
Histórico Sáude e Bem-estar Contato
Qualidade Nutrição e Suplementos Orçamento Online
Serviços Beleza e Estética Farmacêutico
Farmácia Popular Florais Localização
 
 
Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet